31 maio, 2012

V Seminário de Pesquisa - UFF (Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes)

V Seminário de Pesquisa

De 04 a 06 de Junho de 2012
Universidade Federal Fluminense
Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes


Clique na imagem para ampliar a programação completa


27 maio, 2012

46º Congresso Nacional da ABIPEM

A Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM) realizará nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2012, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu o 46º Congresso Nacional da ABIPEM. Um evento que tradicionalmente é bastante esperado.

Este ano o Congresso tem como tema central o “Desenvolvimento da educação e cultura previdenciária”. Assim, a ABIPEM fortalece sua atuação na formação continuada dos atores envolvidos na gestão dos RPPs, bem como, busca através de eventos como este, o aprimoramento do conhecimento técnico científico e a robustez do sistema previdenciário brasileiro.


.

24 maio, 2012

Pesquisa mensura peso do HIV no aborto

Intitulado “HIV/Aids e trajetórias reprodutivas de mulheres brasileiras”, o primeiro estudo no país a analisar especificamente o aborto induzido entre mulheres vivendo com HIV traz uma revelação surpreendente: elas recorrem ao aborto induzido por razões parecidas àquelas apresentadas por mulheres não portadoras do vírus. O fato de ser soropositiva não é, portanto, o motivo central e nem mesmo o único apresentado para justificar a interrupção da gravidez. Apesar da importância do diagnóstico na decisão de abortar, para a maioria das mulheres vivendo com HIV/Aids esta foi somente uma entre muitas outras razões de ordem social, pessoal e afetiva. Um dos aspectos mais importantes mencionados foi a relação com o parceiro: ter ou não um homem que pudesse dividir a responsabilidade de criar a criança foi um fator fundamental que influenciou a decisão de manter ou interromper a gravidez.

Fonte: Jornal da Unicamp, 21 de maio de 2012 a 27 de maio de 2012


.

20 maio, 2012

I Simpósio de Atuária da UFRN

O I Simpósio de Atuária da UFRN, com o tema "Aspectos Técnicos e Legislativos dos Regimes de Previdência Social", acontecerá nos dias 4 e 5 de junho de 2012, no anfiteatro A do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET/UFRN), na cidade de Natal (RN). O evento é aberto a toda a comunidade científica e interessados em participar, principalmente aos alunos e professores do curso de Ciências Atuariais. As inscrições são gratuitas.

Clique aqui para mais informações no site do simpósio
.

Especialistas defendem criação de agência de imigração no Brasil

A Polícia Federal não tem capacidade de atender os imigrantes que chegam ao Brasil, segundo um delegado responsável pelo setor no Rio de Janeiro. O trabalho deveria ser feito por uma agência federal especializada, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil.

A substituição da PF por uma Agência Nacional de Migração para atender os estrangeiros no Brasil é um dos principais pontos do debate sobre a criação de uma nova Lei de Imigração - cujo projeto tramita há cerca de três anos no Congresso.

Fonte: Estado de São Paulo, 19/05/2012


.

19 maio, 2012

Alimentada pela escassez, "indústria da seca" fatura com a estiagem no Nordeste

A seca no Nordeste é sempre sinal de sofrimento para o sertanejo. Mas a falta de chuva também movimenta o meio político e o comércio das cidades atingidas pela estiagem. A chamada “indústria da seca” fatura alto com a falta de alimentos para os animais e de água para os moradores.

Fonte: UOL, 19/05/2012


.

Seminário comemorativo - NEPO 30 anos!


A new science of population

DEMOGRAPHY is back. Not that its subject matter—the size and structure of populations—ever went away. But from the 1980s to the late 2000s demography retreated to the wings of public debate, a concern mostly of geeks and obsessives. Over the past few years, though, that has started to change. Population science is once more centre-stage, pushed by climate change, which raises worries about the impact so many billions have on the environment of the earth, and food-price spikes, which imply doubts about whether it will be possible to feed them all.

Fonte: The Economist, 19/05/2012


.

17 maio, 2012

III Seminário de Estudos Populacionais do Nordeste

III Seminário de Estudos Populacionais do Nordeste
28 de maio de 2012, Natal (RN)

A Comissão de Estudos Demográficos sobre o Nordeste – CEDENE e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN, realizarão o III Seminário de Estudos Populacionais sobre o Nordeste. O evento proporcionará discussões acerca das questões relevantes da Demografia do Nordeste.

Os principais objetivos do Seminário consistem em:
     · Promover e fortalecer o intercâmbio científico de informações e promover a disseminação de projetos de pesquisa e trabalhos científicos relevantes na área de demografia.
     · Promover a criação de uma rede de intercâmbios da produção intelectual e científica de estudos sobre a população do Nordeste.

 DATAS IMPORTANTES:
Confirmação de presença com envio do título do projeto ou do trabalho de pesquisa com resumo
22/05/12
Data Limite para Envio dos Resumos para o e-mail: ppgdem@ccet.ufrn.br
24/05/2012
Divulgação da programação definitiva
25/05/12
Evento
28/05/12







PÚBLICO-ALVO: Professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação.

Profa. Lára de Melo Barbosa (Coordenadora do PPGDEM/UFRN)

Prof. Mardone Cavalcante França (Coordenador do Evento)

Mais informações: ppgdem@ccet.ufrn.br


Programação

8:30-8:40
Abertura
Profa. Maria Célia de Carvalho Formiga e Prof. Mardone Cavalcante França

8:40 – 10:30

Mesa Redonda
Coordenador: Prof. Kleber Oliveira
Apresentação dos projetos de pesquisa dos professores e profissionais
(10min. para cada apresentação)
10:30 – 10:45
Intervalo
10:45 – 12:30
Discussão
Continuação: Discussão sobre os projetos de pesquisa dos professores e profissionais
12:30 – 14:00
Intervalo para o Almoço
14:00 – 16:00
Mesa Redonda
Coordenador: Prof. Paulo César Formiga Ramos
Apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos das pós-graduações
(10min. para cada apresentação)
16:00 – 16:15
Intervalo
16:15 – 17:15
Discussão
Continuação: Discussão sobre os projetos de pesquisa dos alunos da pós-graduação
17:15 – 18:15
Coordenador: Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire
Propostas de criação de redes de integração dos demógrafos e profissionais afins nos programas institucionais do Nordeste.

18:15 – 18:30
Encerramento
Profa. Lara de Melo Barbosa e Prof. Mardone Cavalcante França




16 maio, 2012

Simpósio de atuária: Aspectos Técnicos e Legislativos dos Regimes de Previdência Social

O curso de graduação em Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) convida a toda a comunidade científica e interessados a participar no dia 4 e 5 de junho de 2012, no anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCT/UFRN), na cidade de Natal (RN), do Simpósio de Atuária "Aspectos Técnicos e Legislativos dos Regimes de Previdência Social". As inscrições são gratuitas.

Governo e UFS promovem seminário para discutir desenvolvimento sergipano e censo demográfico

No próximo dia 18 de maio, técnicos, gestores governamentais, comunidade acadêmica, pesquisadores e analistas socioeconômicos estarão reunidos no auditório da Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão – SEPLAG, quando estarão em debate as “Perspectivas do Desenvolvimento Sergipano e Censo Demográfico 2010”. Este é o título do seminário promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) – através do Departamento de Estatísticas e Ciências Naturais -, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Inclusão Social e Combate à Pobreza (SEIDS) e SEPLAG - através da sua Superintendência de Estudos e Pesquisas - e ainda conta com o apoio da Escola de Governo de Sergipe.

O evento tem como finalidades apresentar os principais resultados do Censo Demográfico 2010 para Sergipe, discutir os avanços e as permanências sociais da última década, construir um cenário prospectivo dos principais desafios a serem enfrentados a partir de 2010 e unir em uma única rodada de discussão os principais atores do desenvolvimento econômico e social sergipano. Para os que idealizaram o projeto a importância do tema está em conhecer a realidade de Sergipe e discutir os desafios ao desenvolvimento sergipano concernente não apenas à Administração Pública, mas também ao IBGE e à UFS. Espera-se que as discussões realizadas no Seminário permitam aos participantes o aprimoramento e o avanço com relação a conhecimentos sobre a realidade sergipana.

Como consta no cronograma do evento, as atividades se iniciarão a partir das 8:15 horas e se estenderão até as 12 horas do mesmo dia. Foram disponibilizadas 80 vagas. Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, através do site da Escola de Governo ( www.escola.se.gov.br ).

Fonte: Seplag (SE), 15/05/2012

.

15 maio, 2012

Seminário “Saúde e direitos reprodutivos no contexto da epidemia de HIV/Aids: incorporando o conhecimento às ações de cuidado”


Seminário “Saúde e direitos reprodutivos no contexto da epidemia de HIV/Aids: incorporando o conhecimento às ações de cuidado”

24 de maio de 2012, São Paulo


1) Apresentação e discussão dos resultados de três pesquisas relativas à saúde reprodutiva e Aids realizadas em diferentes cidades brasileiras, entre as quais o município de São Paulo
2) Lançamento do estudo GENIH.

[Mais informações]

.



Google Search Education

O Google lançou recentemente este site onde procura ajudar os usuários de buscas a melhorar e desenvolver suas habilidades de pesquisa na web. A internet é hoje a principal e primeira fonte de pesquisas da maior parte das pessoas e principalmente dos estudantes. É fundamental que saibam usar essas ferramentas da maneira adequada e consciente para poder filtrar o conteúdo e não usar como fonte de pesquisa a primeira página que aparece no Google.

Com prática e experiência em buscas e sabendo usar as palavras-chave mais adequadas, pode ser mesmo que as primeiras páginas da busca do Google sejam as melhores, mas isso requer prática e tempo para entender a lógica do sistema de buscas.

Visite a página do Google Search Education que no momento ainda está apenas em inglês e confira.

.

14 maio, 2012

Concursos para docentes: vagas em diversas áreas

A Unifal-MG, Campus avançado de Varginha, está com diversos concursos públicos abertos para a contratação de docentes, em diversas áreas do conhecimento.

Os editais podem ser abertos pelo seguinte link.

Atualmente foram abertas as inscrições para o seguinte concurso:

EDITAL 070/2012
a) Disciplinas: Introdução à Atuária, Matemática Atuarial I e II, Práticas Atuariais e outras disciplinas da área.
b) Escolaridade: Graduação em Ciências Atuariais ou Estatística com titulação mínima de Mestrado nas grandes áreas de Ciências Exatas e da Terra ou Ciências Agrárias ou Ciências Sociais Aplicadas.

EDITAL 069/2012
Unidades Curriculares: TCC I (métodos de pesquisa em Administração); Políticas Públicas I, Políticas Públicas II, Ética na Administração Pública e quaisquer Unidades Curriculares da Área de Administração Pública.
b) Escolaridade: Graduação em Ciências Sociais ou Economia ou Administração ou Administração Pública ou Gestão Pública ou Gestão de Políticas Públicas. Doutorado na grande área das Ciências Sociais Aplicadas.
Não havendo inscritos ou aprovados com título de doutor, abrir-se-ão as inscrições para mestre.

EDITAL 068/2012
a) Unidades Curriculares: Ética na Administração Pública, Organizações Sociais e Terceiro Setor, TCC I (métodos de pesquisa em Administração) e quaisquer Unidades Curriculares da Área de Administração Pública.
b) Escolaridade: Graduação em Administração ou Administração Pública ou Gestão Pública ou Gestão de Políticas Públicas ou Ciências Sociais. Doutorado em Administração ou Administração Pública ou Ciências sociais.
Não havendo inscritos ou aprovados com título de doutor, abrir-se-ão as inscrições para mestre.

EDITAL 041/2012 – REABERTURA
a) Unidades Curriculares: Administração da Produção, Planejamento Estratégico no setor público, Tópicos Especiais II (Inovação e Tecnologia), TCC II e demais unidades curriculares da área de Administração Pública.
b) Escolaridade: Graduação: Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção, Economia, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas. Titulação mínima de Mestrado: Grande área das Ciências Sociais Aplicadas.

EDITAL 032/2012 – REABERTURA
a) Unidades Curriculares: Matemática Financeira, Introdução a Finanças, Finanças e Orçamento Público, Gestão de Custos, Administração Financeira e Orçamentária, Teoria e Gestão de Risco, Análise de Investimentos, Mercado Financeiro e demais Unidades Curriculares da Área de Finanças.
b) Escolaridade: Graduação em Administração ou Administração Pública ou Contabilidade ou Economia e titulação mínima de Mestrado na Área (área de avaliação) de Administração ou Economia ou Engenharia de Produção ou nas áreas de concentração de Ciências Contábeis ou Administração Pública.

.

08 maio, 2012

Simpósio de Atuária: Aspectos Técnicos e Legislativos dos Regimes de Previdência Social

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Curso de Graduação em Ciências Atuariais

Período: 4 e 5 de junho de 2012

Inscrições gratuitas 

Maiores informações CLIQUE AQUI ou envie uma mensagem para atuaria.ufrn@gmail.com

.

O Programa Bolsa Família incentiva a fecundidade no Brasil?

Este é o título do artigo publicado já há algum tempo pelo nosso colega José Eustáquio Diniz Alves (IBGE). Baseado em diversas pesquisas, ele deixa evidente que o Programa Bolsa Família não seria capaz de ter efeito positivo nas taxas de fecundidade. Vale a pena a leitura...

O Programa Bolsa Família incentiva a fecundidade no Brasil?
José Eustáquio Diniz Alves (IBGE)

Publicado em 07/11/2011 no blog do Instituto Fernand Braudel

.

07 maio, 2012

Novas datas para envio de trabalho completo da ALAP

Por la presente informamos que el Comité Organizador del V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, ha decido aplazar la fecha límite de entrega de los trabajos completos o resúmenes ampliados hasta el 21 de mayo de 2012.

Saludos cordiales,
Comité Organizador
V Congreso de ALAP 2012

Aquecimento global, cidades e população: um tema recorrente

A matéria publicada ontem no Jornal Estado de São Paulo (Aquecimento global afetará principais capitais do País), baseada no artigo publicado recentemente na revista "Climate Change" coloca em debate a vulnerabilidade das cidades frente às mudanças climáticas globais. Embora o estudo não se valha do conceito de vulnerabilidade propriamente, a abordagem utilizada deixa claro que um dos aspectos importantes na análise dos impactos das mudanças ambientais globais é entender melhor os aspectos sociais e institucionais que cercam a capacidade adaptativa e o potencial de resiliência das cidades.
Para aqueles que se interessam na relação entre População e Ambiente, esta é uma abordagem que contribui na perspectiva da interdisciplinaridade necessária para o avanço dessa área. Nessa mesma direção, mas sob um olhar crítico e demográfico, inicia-se hoje o Cyberseminário organizado pelo PERN (Population Environment Research Network), da IUSSP (International Union for the Scientific Study of Population), com o tema "Bringing the Population-Sustainable Development Debate to a Higher Level". Para participar, basta se inscrever seguindo as instruções do site. Os debates serão em inglês.
No mesmo tema, encerra-se este mês o prazo para envio de resumos para o "International Seminar on Population Dynamics and the Human Dimensions of Climate Change", organizado pelo painel sobre mudanças climáticas da IUSSP em colaboração com a Universidade Nacional da Austrália. As submissões devem ser realizadas online através do site da IUSSP.
O tema ambiental estará na pauta de grande parte da mídia e da própria comunidade científica nos próximos meses, pois ocorre entre 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro, o mais importante evento mundial sobre o tema, a Rio +20. E a demografia é um dos temas que na maioria das vezes é tratada apenas sob uma perspectiva malthusiana, atribuindo ao crescimento da população a responsabilidade dos problemas ambientais. Apesar de todos os estudos que há mais de 20 anos já consolidaram a área de População e Ambiente dentro da IUSSP e da ABEP, ainda vemos o debate malthusiano sendo levado à mesa de discussões.
Enfim, inserir a questão demográfica nos estudos ambientais não é apenas trata-lo como número. Há muito mais elementos para serem entendidos nessa relação e trata-lo como número é um retrocesso de décadas de investimentos em estudos demográficos. Para esclarecer alguns destes pontos a ABEP deverá lançar no início de Junho o livro "População e sustentabilidade na era das mudanças ambientais globais: Contribuições para uma agenda brasileira", aguarde...

CyberSeminar: Bringing the Population-Sustainable Development Debate to a Higher Level

COMEÇA HOJE o cyberseminário com o tema "Bringing the Population-Sustainable Development Debate to a Higher Level", organizado pelo grupo de trabalho sobre População e Ambiente da IUSSP. O cyberseminário será em inglês e para participar basta se cadastrar no sistema.


.

03 maio, 2012

Advertência sobre dados de Migração

O IBGE identificou problema em uma das tabelas do tema Migração na publicação do volume Resultados Gerais da Amostra. Este problema já está sendo tratado através dos procedimentos usuais de crítica. Nesse sentido, relacionam-se as tabelas e as variáveis da base digital de microdados que não devem ser utilizadas, até que as devidas correções tenham sido realizadas. Ressalte-se que pelo volume dos dados a processar não houve possibilidade de efetuar as correções a tempo de incorporá-las na divulgação do dia 27 de abril.

Fonte: IBGE, Sala de imprensa, 03/05/2012

[Veja quais as tabelas com problemas]

.


O IBGE divulga os Resultados Gerais da Amostra do Censo 2010

O IBGE divulga os Resultados Gerais da Amostra do Censo 2010, que apresentam uma série de mudanças ocorridas no país de 2000 para 2010, com detalhamento, inclusive, por município, além de trazerem informações pesquisadas pela primeira vez. A pesquisa inclui informações sobre características de migração, nupcialidade, fecundidade, educação, trabalho e rendimento, pessoas com deficiência, domicílios e deslocamento para trabalho e estudo, e tempo de deslocamento para trabalho.

No período de dez anos, o número de óbitos de crianças menores de um ano caiu de 29,7 para 15,6 para cada mil nascidas vivas, um decréscimo de 47,6% na taxa brasileira de mortalidade infantil. Entre as regiões, a maior queda foi no Nordeste, de 44,7 para 18,5 óbitos, apesar de ainda ser a região com o maior indicador.

Por outro lado, a taxa de fecundidade no Brasil também caiu, de 2,38 filhos por mulher em 2000 para 1,90 em 2010, número abaixo do chamado nível de reposição (2,1 filhos por mulher) que garante a substituição das gerações.

Fonte: IBGE, Sala de Imprensa, 27/04/2012


[Navegue pelos resultados usando mapas temáticos e gráficos]

.