27 fevereiro, 2013

Pesquisa analisa o tempo de deslocamentos urbanos casa-trabalho

Disponibilizado no Portal do Ipea, o Texto para Discussão nº 1813, dos pesquisadores Rafael Henrique Moraes Pereira e Tim Schwanen, analisa o tempo que a população gasta em deslocamentos urbanos casa-trabalho no Brasil. O documento enfatiza as diferenças encontradas entre as nove maiores regiões metropolitanas (RMs) do país mais o Distrito Federal (DF), além de destacar como estas diferenças variam de acordo com níveis de renda e sexo.

Fonte: IPEA Blog, 25/02/2013


.

25 fevereiro, 2013

Chinesas 'encalhadas' aos 27 anos lutam contra estigma

Segundo o escritório nacional de estatísticas da China, na faixa etária de menos de 30 anos, o número de homens supera o de mulheres em 20 milhões.

Dados do Censo na China mostram que cerca de uma em cada cinco mulheres com idades entre 25 e 29 anos são solteiras.

A proporção de homens solteiros nessa faixa etária é maior – mais de um terço. Mas isso não significa que eles terão facilidade em encontrar uma parceira, já que os homens chineses tendem a se casar com mulheres mais novas e com grau de educação menor.

"Há a opinião de que homens classe A vão encontrar mulheres classe B, homens classe B vão encontrar mulheres classe C, e homens classe C vão encontrar mulheres classe D", diz Huang Yuanyuan.

"Quem sobra são as mulheres classe A e os homens classe D. Então, se você é uma encalhada, você é classe A."

Fonte: BBC Brasil, 23/02/2013


.

22 fevereiro, 2013

Estudo do Cedeplar mede influência da qualificação do professor sobre o aprendizado de alunos da educação básica

O nível de escolaridade dos professores e a contratação por meio de concurso público são os fatores que mais pesam no nível de aprendizado dos alunos de uma escola pública. É o que conclui estudo da pesquisadora Raquel Rangel de Meireles, doutoranda em Demografia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), desenvolvido com base em dados longitudinais sobre estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental que tinham aulas de português e matemática com diferentes perfis de professores.

Fonte: Notícias UFMG, 22/02/2013


.

21 fevereiro, 2013

Seguridade tem reduzido pobreza entre idosos, diz Ipea

O sistema de seguridade social do país apresenta uma série de contradições, mas tem contribuído para a redução da pobreza entre os idosos e suas famílias, aponta estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa EconômicaAplicada (Ipea). A proporção de pessoas com 65 anos ou mais de idade que recebiam algum benefício social aumentou de 77,5% em 1988 para 85% em 2011. De acordo com o Ipea, a proporção de idosos pobres era de 4,8% em 2011. Já entre os não idosos esse porcentual chegava a 16,7%.

Entre as contradições do sistema previdenciário, a pesquisadora Ana Amélia Camarano, que coordenou o estudo, disse que as idades em que as pessoas se aposentam não estão acompanhando os avanços ocorridos na esperança de vida ao nascer. "A população está vivendo mais, com melhores condições de saúde, mas está se aposentando mais cedo. Outra contradição é que, embora as mulheres vivam mais que os homens, elas se aposentam mais cedo do que eles. As mulheres vivem em média oito anos a mais e se aposentam cinco anos mais cedo. São mais ou menos treze anos de diferença. Essa diferença poderia diminuir."

No caso das aposentadorias por tempo de contribuição, em 2010 os homens se aposentavam aos 55,1 anos, e as mulheres aos 52,7. Eles recebiam o benefício por 24,6 anos, e elas, por 31,3, em média.

Ana Amélia defendeu que sejam feitos ajustes no sistema previdenciário para o que chamou de nova realidade social e demográfica. A pesquisadora também considera uma contradição o fato de a legislação permitir que o aposentado volte ao mercado de trabalho sem que haja nenhuma restrição. "Por isso, pessoas muito jovens estão se aposentando. Mas a aposentadoria é uma política para repor a perda da capacidade de trabalhar."

Fonte: Jornal Hoje em Dia, 21/02/2013


.

Palestra: Estimação dos Parâmetros de Valorização dos Estados de Saúde em Minas Gerais a partir do EQ-5D

Palestra: "Estimação dos Parâmetros de Valorização dos Estados de Saúde em Minas Gerais a partir do EQ-5D"

Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha
Pesquisadora – CEDEPLAR

Dia 22 de fevereiro às 10h30, no ANFITEATRO "A" do CCET/UFRN

Resumo: O objetivo do estudo é estimar parâmetros de utilidade necessários para se construir os QALYs (do inglês Quality-Adjusted Life Years , anos de vida ajustados à qualidade) que é a medida usual em avaliações de políticas e tecnologias. O instrumento proposto (EQ-5D), é um instrumento universal que permite comparações internacionais fundamentais para a melhor avaliação das políticas públicas. O EQ-5D é uma métrica do estado de saúde que consiste de cinco dimensões (mobilidade, auto-cuidado, atividades usuais, dor/desconforto, ansiedade/depressão) com três níveis cada uma (sem problemas, alguns problemas e problemas extremos). Esse sistema de descrição gera 243 distintos estados de saúde. Esses parâmetros permitem a construção dos QALYs, que são a métrica utilizada para mensurar os resultados de saúde em intervenções que apresentam outputs diferenciados. O escopo dessa pesquisa ultrapassa os limites do estado de Minas Gerais na medida em que o estado é bastante heterogêneo no perfil sócio-econômico podendo ser de alguma forma representativo das diferentes áreas do Brasil.

.

20 fevereiro, 2013

Estudo analisa políticas públicas para população idosa

O Ipea lança nesta quinta-feira, 21, às 11h, a Nota Técnica Envelhecimento populacional, perda de capacidade laborativa e políticas públicas. A coletiva de imprensa ocorrerá no auditório do Instituto no Rio de Janeiro (Av. Presidente Antônio Carlos, 51, Centro, 10º andar). O evento terá transmissão online pelo Portal Ipea.

O documento será apresentado pela técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea Ana Amélia Camarano, coautora da nota, junto com as pesquisadoras Solange Kanso e Daniele Fernandes. À mesa estará também o diretor-adjunto de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, Carlos Henrique Corseuil.

O objetivo do trabalho é avaliar o impacto, na redução da pobreza, das políticas de reposição de renda voltadas à população idosa, assim como suas contradições. Em 2011, 84,7% da população de 65 anos ou mais recebia algum benefício da seguridade social, inclusive pensões por morte.

Fonte: IPEA, 20/02/2013


.

19 fevereiro, 2013

Demographics 2013 Workshop: Focusing on Population Health State and Mortality Estimates

Demographics 2013 Workshop
Focusing on Population Health State and Mortality Estimates
25 - 28 June 2013 Mataró (Barcelona) Spain

Abstract and Paper submissions are welcomed by using this website tools.
Please submit your abstract by 28 February, 2013.
The deadline for full papers is March 30, 2013

More information at secretariat@demographicanalysis.org


15 fevereiro, 2013

Defesa de dissertação (PPGDEM/UFRN): Cristiane Alessandra Domingos de Araujo

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM)

Aluna: Cristiane Alessandra Domingos de Araujo

Título: "Cuidadores formais de idosos institucionalizados: uma análise sobre suas características socio-demográficas e qualidade de vida no município de Natal/RN, 2012"

Banca examinadora: Lára de Melo Barbosa Andrade (Orientador/UFRN), Maria Helena Constantino Spyrides (Co-orientador/UFRN), Mardone Cavalcante França (UFRN), Eulália Maria Chaves Maia (UFRN) e Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha (Cedeplar/UFMG).

Data: 22 de fevereiro de 2013, às 14h
Local: Anfiteatro "A" do CCET/UFRN






.

11 fevereiro, 2013

Concurso: UFABC Professor Adjunto, área: Demografia e Planejamento Territorial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
EDITAL Nº 172, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2012

ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS
DE PROFESSOR ADJUNTO – NÍVEL I, DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

Área: Demografia para o Planejamento Territorial.

Inscrições prorrogadas até: 22 de abril de 2013.


.

02 fevereiro, 2013

A demografia será a força dominante na condução do esgotamento do trabalho excedente

Há muito tempo se prevê que a população da China em idade ativa vai diminuir por causa de uma taxa de natalidade decrescente e a política do país de uma criança por família. O modelo dos economistas do FMI "utiliza as previsões da Organização das Nações Unidas que apontam que o declínio terá início em 2020.

Mas essa previsão parece otimista agora. No início deste mês, o Escritório Nacional de Estatísticas da China disse que o tamanho da população com idade para trabalhar caiu 3,5 milhões, para 937 milhões em 2012 - uma mudança de uma crescente força de trabalho que impulsionou o crescimento chinês ao longo da última década para um encolhimento do grupo trabalhador.

Fonte: Jornal Estado de São Paulo, 31/01/2013


.

Relatório global prevê era do 'pós-familismo'

A queda na fecundidade é uma tendência sem volta inclusive no Brasil. Hoje, as brasileiras têm, em média, 1,9 filho; em 1980, a média era 4,4.

Mas, para especialistas brasileiros, o termo "pós-familismo" é apocalíptico demais. Se a família margarina (aquela com apenas pai, mãe e filhos) já não é mais dominante, novos arranjos proliferam.

"Aumentaram as famílias monoparentais, com apenas pai ou mãe, e os casais sem filhos", diz José Eustáquio Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE.

A demógrafa Simone Wajnman, da UFMG, analisou dados do Censo 2010 recém-publicados e descobriu que a família estendida, a que inclui parentes além do núcleo principal, já corresponde a 26% dos domicílios.

A família está longe de morrer, diz a socióloga Maria Coleta de Oliveira, da Unicamp. O que há é mais chance de escolha. "Não há um nome para esse momento. A diversidade será cada vez maior."

Fonte: Jornal Folha de São Paulo, 25/12/2012


.