08 junho, 2015

Projeto do PPGDem/UFRN será apresentado em evento internacional na Espanha

Moises Calle
Coordenador do Projeto

Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participam da 7th International Conference on Education and New Learning Technologies (7ª Conferência Internacional da Educação e Aprendizagens de Novas Tecnologias) que acontece em Barcelona, Espanha, entre os dias 6 e 8 de julho de 2015.

A equipe irá apresentar os resultados do projeto “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na educação básica da Região Metropolitana de Natal", coordenado pelo professor Moisés Alberto Calle Aguirre, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA) e PPGDem.

Serão os seguintes trabalhos: “Família, Estudante e Professor: Forças Tipológicas da Educação Básica na Região Metropolitana de Natal - Brasil” e “Educação alimentar e nutricional como uma prática de aprendizado entre adolescentes de escolas públicas do município de São Gonçalo do Amarante, RN-Brasil”, de Ítalo Medeiros de Azevedo , Moisés Alberto Calle Aguirre, Paulo César Formiga Ramos, César Cerqueira, Maria Célia de Carvalho Formiga, Maria de Jesus Xavier Aguirre, Kalyne Silva Soares, Maria Célia de Carvalho Formiga e Kivyson Nunes dos Santos (UFRN).

O projeto foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através do edital do Programa Observatório da Educação.

Fonte: Portal UFRN, Noticias - 08/06/2015


.

02 junho, 2015

Docente do PPGDem/UFRN é nomeado para Comitê Assessor da FAPERN

Organograma / Estrutura da FAPERN
Clique para ampliar a imagem
A Diretora Científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte
(FAPERN) nomeou no mês de MAIO o docente do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) e do Depto de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA), prof Flavio Henrique Miranda de Araujo Freire, para o Comitê Assessor que contribuirá na definição de linhas de pesquisa, editais, análise e avaliação dos projetos de pesquisa da FAPERN pelos próximos dois anos. O prof Flavio compõe, em conjunto com a profa Marly Amarilha e o profa Julie Antoinette Cavignac, o Comitê de Ciências Humanas e Sociais.


01 junho, 2015

Professor da UFRN ministra curso na Universidade de Havana

No período de 15 a 19 de junho, o professor Flávio Henrique Freire, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA) e do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ministra o curso "Demografia de Pequeñas Areas", no Centro de Estudios Demograficos (CEDEM), da Universidade de Havana, em Cuba.

As aulas irão tratar dos avanços metodológicos obtidos pelo professor em projetos de pesquisa que vem desenvolvendo nos últimos anos. Os estudos do docente são baseados em métodos estatísticos que, combinados com métodos demográficos, possibilitam uma estimativa adequada e análise de qualidade dos registos para diversas localidades, como os municípios brasileiros.

O curso tem carga horária de 40 horas e é válido como disciplina do Mestrado em Demografia do CEDEM. O endereço do Centro de Estudios Demograficos da Universidade de Havana na internet é: http://www.cedem.uh.cu/.

Fonte: Noticias da UFRN | Portal, 01/06/2015

Veja a notícia original

.

Chamada de Trabalhos | III Seminário do GT População, Espaço e Ambiente

O Grupo de Trabalho População, Espaço e Ambiente – PopEA, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), o Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e o Núcleo de Geociências da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri têm o prazer de convidá-los para participar e submeter trabalhos ao III Seminário Nacional sobre População, Espaço e Ambiente, que se realizará nos dias 22 e 23 de Outubro de 2015, no Rio de Janeiro, RJ, nas dependências do IBGE.

Submissão de trabalhos

O seminário contará com 4 sessões temáticas, nas quais serão apresentados trabalhos científicos submetidos na forma de resumos expandidos ou trabalhos completos.

Os resumos expandidos deveram ser submetidos em formato PDF, de acordo com as normas da ABNT. Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, papel A4 (margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm), com, NO MÁXIMO, quatro páginas e uma folha de rosto. Devem conter uma folha de rosto com título, nome e afiliação institucional, seguida do trabalho com (1) Título, (2) Nome e afiliação institucional dos autores, (3) Resumo, (4) Palavras-chave, (5) Introdução, (6) Materiais e Métodos, (7) Resultados e Discussão, (8) Conclusões e (9) Referências bibliográficas.

Os artigos completos devem ser redigidos em Word ou similar (.doc ou .docx), seguindo as normas da ABNT, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, papel A4 (margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm), com, NO MÁXIMO, 20 páginas e devem conter os mesmos itens listados para os resumos expandidos.

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do Encontro e selecionados para exposição oral ou pôster. A avaliação seguirá parâmetros de pareceres duplos e cegos. Aos trabalhos aprovados será solicitado o envio do trabalho completo.

Resumos expandidos e artigos completos devem ser encaminhados, até as respectivas datas-limites indicadas neste documento, para o e-mail gtpopea.abep@yahoo.com.br.

Prazos

Submissão dos resumos e/ou trabalho completo: 17 de julho
Divulgação dos resultados: 07 de agosto
Prazo final para envio dos trabalhos completos aceitos: 05 de setembro

Mais informações no SITE do evento

.

Chamada de trabalhos | IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES

IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES

De 14 a 16 de Outubro de 2015, Campinas (Unicamp), SP.

O GT de Migração da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), o Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) e o Programa de Pós-Graduação em Demografia da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas têm o prazer de convidá-los para participar do IX Encontro Nacional sobre Migrações que se realizará de 14 a 16 de Outubro 2015 em Campinas, no campus da Unicamp.

  • Submissão de trabalhos completos e resumos expandidos: até 30 de Junho

Mais informações AQUI.

.