31 outubro, 2015

Portal Nossa Ciência | "A verdadeira bomba populacional"


"A recente revogação da política do filho único na China é decorrente dos efeitos dessa redução
drástica da natalidade e que, na verdade, se constitui como uma bomba demográfica muito mais complexa e letal ao desenvolvimento de um país. Um dos aspectos é que há uma redução muito rápida da quantidade de crianças e, proporcionalmente, a população de adultos e idosos passa a ser mais importante naquela sociedade. Com o número reduzido de nascimentos, rapidamente a proporção de crianças na população começa a reduzir. Mas o que parece ser um alívio para as políticas públicas de educação no início, posteriormente passa a criar novos desafios para os outros grupos de idade. E o aumento, principalmente da proporção de idosos em uma população, apresenta custos sociais muito mais elevados para o Estado. A população de idosos na China já representa 10% da população total e as estimativas apontam para um crescimento acelerado até o fim deste século contribuindo para o agravamento dos custos com a previdência social e os serviços de saúde".

A verdadeira bomba populacional - Em seu artigo para o Nossa Ciência, Ricardo Ojima analisa os desafios da China com a revogação da “política do filho único”.

Leia o artigo completo no portal Nossa Ciência

.

27 outubro, 2015

PPGDem entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2015

O livro intitulado “Mudanças Climáticas e as Cidades: Novos e Antigos Debates na Busca da Sustentabilidade Urbana e Social”, do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Ricardo Ojima, está entre os 10 finalistas na categoria "Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática" da edição deste ano do Prêmio Jabuti.

Lançado em 2013 pela editora Blucher, de acordo com a sinopse, o livro busca avançar nas dimensões humanas das mudanças ambientais globais, entre elas as mudanças no clima, um tema bastante suscitado desde 2007 com o 4º relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), tornando-se a principal bandeira de todo o esforço de discussão sobre meio ambiente.

O livro é resultado de discussões realizadas entre 2010 e 2011 pela Sub-rede Cidades, da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (RedeCLIMA), que reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e de instituições do país na busca da compreensão das cidades no contexto das mudanças climáticas.

Ricardo Ojima é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN e editor adjunto da revista Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Jabuti

Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e na produção de um livro. A edição deste ano contempla 27 categorias.

Fonte: Portal de Notícias UFRN, 23/10/2015


.

26 outubro, 2015

Novidades online do PPGDem

O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da UFRN está com página web nova. Mais dinâmica e contendo todas as informações para dar maior transparência aos investimentos públicos no ensino e pesquisa de pós-graduação. Clique em:

www.demografiaufrn.net

Visite-nos e confira as novidades.

O PPGDem conta agora também com uma página no Facebook (www.facebook.com/ppgdem). Com uma comunicação mais ágil e acesso simples, o PPGDem entrou nas redes sociais para ampliar a comunicação e se adaptar à velocidade da informação das internet.

Aguardamos a sua visita.

Abraços