26 junho, 2012

Abençoado por Deus

Surpreenderá a maioria saber que o Brasil aparece em 12º lugar no registro de desastres naturais em mais de 200 países nos últimos 30 anos. Então, o país não é "abençoado por Deus"? Não fomos poupados por tsunamis, terremotos, vulcões, furacões?

É que esquecemos o começo da letra: vivemos "num país tropical". Sofremos do excesso de nossa maior vantagem. Com perto de 14% do total, o Brasil detém a maior parcela de água doce não imobilizada em gelo. Só que às vezes é água demais concentrada em pouco espaço e tempo curto.

A rigor, como essa é característica dos trópicos, nossos desastres são menos naturais que ocasionados pela imprevidência e pela injustiça dos homens. Estudos de demógrafos como George Martine e Ricardo Ojima mostram que o maior problema ambiental do Brasil não é o de mitigar a emissão de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento da Amazônia. Caso não haja retrocessos como o do Código Florestal, devemos atingir a meta prometida em Copenhague de reduzir o desmatamento em 80%.

O desafio principal, em termos de sofrimentos e perdas de vidas, é o da adaptação a inundações e deslizamentos de quem vive em aglomerados subnormais ou sub-humanos. Segundo o Censo de 2010, são 11,4 milhões de pessoas, metade das quais no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belém. Em Salvador, uma em cada quatro vive nessa situação.

Obviamente não é por querer ficar mais perto do céu que muitos vão morar em topos e encostas de morros, em mangues ou em cima de lixões. Foram condenados a isso pela urbanização selvagem que nas duas últimas décadas aumentou a população das cidades em 50 milhões, mais que a Argentina, o Uruguai e o Paraguai somados!

Fonte: Colunistas "Rubens Ricupero", Jornal Folha de São Paulo, 25/06/2012


.


Um comentário:

  1. É fato que a urbanização selvagem, associado a esses eventos naturais tem ocasionado grandes catastrofes. Associado a tudo isso, algo que poderia amenizar esses problemas seriam ações proativas do setor público, no intuito de retirar pessoas dessas regiões passíveis de sofrerem com eventos naturais. A Benção Divina é sempre bem vinda.

    ResponderExcluir