03 setembro, 2013

Entrevista | IBGE vai atualizar pesquisas e aumentar abrangência da coleta de diversos indicadores

Com 28 anos de carreira no instituto oficial de estatísticas do país, a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, conta sobre o esforço da instituição para acompanhar as rápidas transformações sociais e econômicas do país e ainda retratar as profundas diferenças regionais. "A região Norte não é Belém", reclama.

Além das lentes atentas sobre as diversidades locais, sua gestão é marcada por desafios metodológicos, como o projeto de divulgação anual da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a realização de uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua e a ampliação dos dados de trabalho em todo o território nacional. Em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) será revisado, de acordo com os preceitos da Organização das Nações Unidas.

Mesmo diante de tantos desafios, ser ibgeana é uma "cachaça", diz ela. Wasmália nega receber qualquer tipo de pressão do governo e conta que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, pediu para não ser mais avisado com antecedência dos resultados dos indicadores conjunturais.

Fonte: Brasil Econômico, 02/09/2013


.

Um comentário: