01 novembro, 2013

Tese selecionada pela Capes desenvolve metodologia para medir expectativa de vida saudável dos brasileiros



Criar metodologia simples e que seja capaz de estimar a expectativa de vida saudável da população brasileira foi o desafio do pesquisador Marcos Roberto Gonzaga, que resultou na tese Uma proposta metodológica para estimar o padrão etário das transições de incapacidade e tendências na expectativa de vida ativa dos idosos: um estudo para o Brasil entre 1998 e 2008.

O trabalho, defendido no Programa de Pós-graduação em Demografia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar), é um dos selecionados para o Prêmio Capes de Tese 2013. Segundo Marcos Gonzaga, a expectativa de vida saudável é o tempo médio que a população de um local espera viver com boas condições de saúde e, nos últimos anos, esse indicador tem aumentado no Brasil.

“Sabemos que o tempo médio que a população espera viver a partir dos 60 anos de idade tem aumentado nas últimas décadas. Mas como esse tempo médio pode ser alcançado também com o idoso doente e hospitalizado, a variável considerada na minha pesquisa foca no envelhecimento com saúde, ou seja, o tempo a mais que a população espera viver de forma saudável e com plenas condições de realizar as atividades do dia a dia”, explica.

Fonte: Boletim UFMG, 29/10/2013


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário