28 janeiro, 2014

Demografia da UFRN desenvolverá projeto sobre os programas de transferência de renda no semiárido setentrional

O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), teve o projeto intitulado “Impacto dos Programas de Transferência de Renda sobre a Dinâmica Populacional e Redução da Pobreza no Semiárido Setentrional Nordestino” aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Coordenado pelo professor e doutor Ricardo Ojima, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DCAA) , o projeto conta com a participação de docentes do PPGDEM e pesquisadores de instituições do Nordeste, como a Fundação Joaquim Nabuco (PE) e a Universidade Regional do Cariri (CE).

O projeto tem como meta avaliar, entre outras questões, em que medida as políticas de transferência de renda têm contribuído para compensar a redução da urgência migratória das famílias sertanejas e quais os fatores associados às mudanças na dinâmica demográfica da região.

De acordo com Ricardo Ojima, esta será uma oportunidade de investigar com mais detalhes alguns aspectos relacionados à dinâmica demográfica numa região carente de estudos dessa natureza e, sobretudo, destacar a UFRN no contexto regional de estudos populacionais.

Fonte: Boletim de Notícias UFRN [link]

O projeto foi aprovado no Edital MDS/CNPq Nº 24/2013
Lançado em setembro de 2013, com o objetivo de selecionar projetos nas temáticas das Políticas de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Plano Brasil Sem Miséria, o Edital MDS/CNPq Nº 24/2013 teve seus resultados divulgados em 19 de dezembro. Das 292 propostas registradas, foram selecionados 37 projetos pela Comissão de Avaliação, envolvendo recursos de cerca de R$ 2,7 milhões. A fim de permitir maior conhecimento dos projetos selecionados, os coordenadores serão convidados a participar de oficina técnica entre fevereiro e março, com programação a ser divulgada em breve.

Fonte: SAGI/MDS Notícias [Veja os demais projetos aprovados]

.

08 janeiro, 2014

A população japonesa diminuiu em 244 mil habitantes no ano de 2013

THE Japanese population fell by 244,000 in 2013, the seventh straight decline and also the biggest so far; the trend looks remorseless. Depending on your assumptions for mortality and fertility, there may be 30m fewer Japanese around in 2050 than there were in 2010 (on the most pessimistic forecast, there may be 37m fewer).

Fonte: The Economist, 02/01/2014


.