28 janeiro, 2014

Demografia da UFRN desenvolverá projeto sobre os programas de transferência de renda no semiárido setentrional

O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), teve o projeto intitulado “Impacto dos Programas de Transferência de Renda sobre a Dinâmica Populacional e Redução da Pobreza no Semiárido Setentrional Nordestino” aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Coordenado pelo professor e doutor Ricardo Ojima, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DCAA) , o projeto conta com a participação de docentes do PPGDEM e pesquisadores de instituições do Nordeste, como a Fundação Joaquim Nabuco (PE) e a Universidade Regional do Cariri (CE).

O projeto tem como meta avaliar, entre outras questões, em que medida as políticas de transferência de renda têm contribuído para compensar a redução da urgência migratória das famílias sertanejas e quais os fatores associados às mudanças na dinâmica demográfica da região.

De acordo com Ricardo Ojima, esta será uma oportunidade de investigar com mais detalhes alguns aspectos relacionados à dinâmica demográfica numa região carente de estudos dessa natureza e, sobretudo, destacar a UFRN no contexto regional de estudos populacionais.

Fonte: Boletim de Notícias UFRN [link]

O projeto foi aprovado no Edital MDS/CNPq Nº 24/2013
Lançado em setembro de 2013, com o objetivo de selecionar projetos nas temáticas das Políticas de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Plano Brasil Sem Miséria, o Edital MDS/CNPq Nº 24/2013 teve seus resultados divulgados em 19 de dezembro. Das 292 propostas registradas, foram selecionados 37 projetos pela Comissão de Avaliação, envolvendo recursos de cerca de R$ 2,7 milhões. A fim de permitir maior conhecimento dos projetos selecionados, os coordenadores serão convidados a participar de oficina técnica entre fevereiro e março, com programação a ser divulgada em breve.

Fonte: SAGI/MDS Notícias [Veja os demais projetos aprovados]

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário