30 março, 2016

Série "População e Desenvolvimento Sustentável" (MMA/UNFPA)

 










DOWNLOAD ABERTO, CLIQUE AQUI

População e desenvolvimento sustentável na Amazônia (Donald Sawyer)

A publicação analisa, de forma original e crítica, a situação atual da relação entre a dinâmica populacional e a agenda ambiental na Amazônia, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, que leva em consideração os pilares ambiental, econômico e social da sustentabilidade, evitando os extremos de desenvolvimento a qualquer custo, por um lado, e de tratamento da região como santuário intocável, por outro.

Dinâmica populacional e a Agenda Ambiental Brasileira: Distribuição espacial, desastres naturais e políticas de adaptação (George Martine, Ricardo Ojima e Eduardo Marandola Jr)

Essa publicação procura contribuir para a identificação de uma agenda ambiental mais ajustada à realidade brasileira urbana (onde vivem 85% da população), oferecendo perspectivas que podem subsidiar a orientação das políticas de adaptação, a partir do exame das interfaces entre a dinâmica demográfica e a problemática ambiental.

Dinâmica populacional, urbanização e meio ambiente (Subsídios para a Rio +20)

Essa publicação examina a questão da urbanização, procurando oferecer uma visão crítica de alguns desafios e algumas recomendações para reorientar as políticas urbanas no País. Duas dimensões foram privilegiadas, quais sejam: a necessidade de ações para a reformulação da estrutura do espaço e da rede urbana das grandes cidades e metrópoles brasileiras e alguns aspectos de gestão e dimensões institucionais associados a essas reformulações. O texto está dividido em três partes. As duas primeiras cobrem cada um dos pontos acima mencionados e a terceira conclui o texto resgatando e sistematizando
algumas das recomendações.

As implicações da dinâmica demográfica dos países do Bloco BASIC na Agenda de Sustentabilidade 

Este trabalho se inicia com a análise do contexto demográfico dos países do grupo BASIC, enfatizando o impacto da demografia nas perspectivas de crescimento futuro. Em seguida, o componente do crescimento econômico é incluído na análise, com ênfase no impacto da interação entre crescimento econômico, população e impacto ambiental. Finalmente, a perspectiva do consumo é vista em maiores detalhes, com ênfase na base da pirâmide social e no surgimento de uma nova classe média, culminando com uma análise da emergência de uma sociedade de consumo de massa no Brasil. Como o tema da relação entre consumo e meio ambiente é complexo, havendo também uma tendência à “demonização” do consumo, uma reflexão sobre o papel do consumismo na história e na atualidade é realizada para que as dificuldades de manipulação dessa dimensão sejam melhor entendidas.

Um comentário:

  1. From the point of practicality, replica watches sale has become an unnecessary object for most people along with the widespread of cell phones. Nevertheless, from the angle of fashion a replica watches sale is a must-have item for fashion aficionados. It serves as a symbol of fashion and status. Here is a very fake rolex sale, Tambour Forever Silver watch from Louis Vuitton I was enchanted by. Tambour Forever Silver watch is rolex replica sale, featuring steel case with a diameter of 34 mm, horns set with white diamonds. Elegance and replica watches are vividly appeared from the silver dial with a white diamond monogram flower with the sun ray effect. The background makes the monogram flower even more brilliant. The breitling replica Sapphire glass with an anti-reflective coating and pink alligator strap adds some cuteness into the elegance.

    ResponderExcluir