28 outubro, 2011

I Fórum Mobilize – Os Desafios da Mobilidade Sustentável nas Cidades Brasileiras

A capital brasileira com a maior extensão de ciclovias é o Rio de Janeiro, com 240 km. Mas o Rio está bem atrás de outras cidades mundiais, como Berlim (775 km), Nova York (675 km), Amsterdã (400 km), Paris (394 km), Copenhague (350 km) e Bogotá, na vizinha Colômbia, com 359 km de vias dedicadas às “magrelas”.
Informações como esta sobre ciclovias, calçadas acessíveis, redes de metrô e trens, corredores de ônibus e outros modos de transporte urbano serão apresentadas e debatidas durante o 1º Fórum Mobilize – Os Desafios da Mobilidade Sustentável nas Cidades Brasileiras.
Aberto a especialistas e interessados no tema, o fórum pretende reunir informações e experiências sobre mobilidade urbana sustentável. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. O objetivo é estimular as autoridades brasileiras a adotarem sistemas de transporte público integrado, com acessibilidade universal, menor impacto para o ambiente urbano e tarifas adequadas à população do país.
Para debater o assunto, o Fórum contará com a participação do engenheiro Eduardo Vasconcellos, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); do arquiteto urbanista Kazuo Nakano (Instituto Polis); da cicloativista Renata Falzoni, e do jornalista Marcos de Sousa. A mediação será feita pelo economista e jornalista Thiago Guimarães, especialista em planejamento urbano.

Fonte: Revista Página 22, 28/10/2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário