22 agosto, 2012

Alemanha debate aposentadoria aos 80 anos

O ex-ministro da Economia da Alemanha Wolfgang Clement, que hoje faz lobby para o setor energético, defendeu que os alemães se aposentem aos 80 anos, “se quiserem”, conforme destacou o jornal espanhol El Mundo.

Clement ocupou a pasta de 2002 a 2005 no governo Gerhard Schröder e é apontado pelos críticos como um dos responsáveis por tentar desmontar o sistema de bem-estar social alemão, com um plano chamado Agenda 2010.

À época, no entanto, ele argumentava que o objetivo era reformar o estado de bem-estar social justamente para que ele se sustentasse em longo prazo.

Hoje com 72 anos, Clement afirmou: “Temos que aceitar o fato de que os alemães têm que trabalhar por mais tempo. É a consequência lógica da mudança demográfica. Quem quiser e puder deve seguir trabalhando até os 75 ou mesmo 80″.

O jornal entrevistou o fundador de um banco de empregos no qual idosos alemães oferecem mão de obra em trabalhos temporários. O criador desse portal observou que nos próximos 30 anos a Alemanha terá 7 milhões de habitantes a menos e faltará mão de obra, abrindo espaço no mercado de trabalho para os mais velhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário