13 agosto, 2012

TAXA DE FECUNDIDADE CAIU MAIS ENTRE MULHERES DE MENOR RENDA

A diferença entre o número médio de filhos das mulheres mais pobres e mais ricas no Brasil caiu significativamente na década passada. Dados do Censo do IBGE tabulados pelo Ministério do Desenvolvimento Social revelam que a maior redução da fecundidade aconteceu entre a população que vive abaixo da linha de miséria, com menos de R$ 70 per capita mensais. Enquanto isso, entre a população mais rica, a taxa média de filhos por mulher praticamente se estabilizou próximo ao patamar de apenas um filho por mulher.

Em 2000, o número médio de filhos entre as brasileiras mais pobres ainda seguia um padrão africano de fecundidade: 5,1 filhos por mulher. Dez anos depois, caiu para 3,6. A continuar nesse ritmo, o país chegará ao patamar considerado de mera reposição populacional (inferior a 2,1 filhos por mulher) mesmo entre a população mais pobre.

Tabulações feitas pelo GLOBO no Censo mostram também que, mesmo neste grupo mais pobre, famílias numerosas passaram a ser exceção, e não mais a regra. Do total de mulheres abaixo da linha da miséria, 57% tinham dois filhos ou menos, e somente 18%, cinco ou mais filhos.

Fonte: Jornal O Globo, 13/08/2012


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário