31 outubro, 2013

Gravidez na adolescência é tema do relatório anual do UNFPA: Situação da População Mundial 2013


Todos os dias, nos países em desenvolvimento, 20 mil meninas com menos de 18 anos dão à luz e 200 morrem em decorrência de complicações da gravidez ou parto. Em todo o mundo, 7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano, das quais 2 milhões são menores de 15 anos – número que podem aumentar para 3 milhões até 2030, se a tendência atual for mantida.

A gravidez indesejada na adolescência traz consequências para a saúde, educação, emprego e direitos de milhões de meninas em todo o mundo, e pode se tornar um obstáculo ao desenvolvimento de seu pleno potencial.

As implicações da gravidez na adolescência e o que pode ser feito para garantir uma transição saudável e segura para a vida adulta são algumas das questões abordadas pelo relatório “Situação da População Mundial 2013”, do UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, que este ano traz como título “Maternidade Precoce: enfrentando o desafio da gravidez na adolescência”.

O relatório (disponível em inglês e espanhol) será lançado mundialmente nesta quarta-feira, 30 de outubro, em 150 países.

Fonte: UNFPA Brasil, 29/10/2013



.

29 outubro, 2013

2° Seminário Internacional de Gestão e Políticas Públicas


No período de 12 a 14 de novembro de 2013, será realizado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte, o 2° Seminário Internacional de Gestão e Políticas Públicas. O Seminário é promovido pelo Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas (Publicus), que congrega pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais.

O evento vai contar com palestrantes e conferencistas de diversos países e com renomada atuação no campo da gestão e da análise de políticas públicas, além de professores e pesquisadores nacionais, de diferentes unidades da federação e instituições, que são referência na área. Vão participar também representantes de órgãos públicos no sentido de discutir algumas das principais políticas públicas brasileiras, além de representantes de organizações internacionais.


.

20 outubro, 2013

Nota de falecimento: A demografia de Neide Lopes Patarra

É com pesar que registramos no blog o falecimento da professora e pesquisadora Neide Lopes Patarra. Neide foi co-fundadora da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e fez parte do primeiro grupo de formação em demografia no Brasil (no Cedip), no final da década de 1960. Foi presidente da ABEP nos biênios 1989-1990 e 1991-1992 e Vice-Presidente nos anos de 1983-1984 e 1985-1986.

Além de toda sua importância para a formação de pessoas na área de demografia no Brasil, Neide foi uma referência também pela pessoa comprometida, engajada, rigorosa e justa. Como poucos nos dias de hoje, sua vida era parte do seu trabalho e dificilmente se terminava uma conversa informal sem que as convicções, posicionamentos e discussões acadêmicas viessem à tona. Fato que tornava qualquer conversa no corredor em uma grande aula. Nunca fui seu aluno formalmente, mas tive a chance de ter diversas aulas em ocasiões das mais diversas.

Sentiremos a sua ausência. Mas a sua lembrança estará imortalizada em todos os seus alunos.

Enviamos nossos sinceros sentimentos aos familiares.

Publicações recentes:
Movimentos migratórios no Brasil: tempos e espaços (Neide L. Patarra)
Revista Brasileira de Estudos de População: do nascimento à pós-maioridade (Neide Lopes Patarra; Elisabete Dória Bilac).

18 outubro, 2013

IV Seminário de Estudos Populacionais do Nordeste

IV Seminário de Estudos Populacionais do Nordeste: A Demografia nordestina no desenvolvimento brasileiro: Perspectivas e oportunidades e a Jornada comemorativa dos 20 anos do Grupo de Estudos Demográficos (GED)

Dias 12 e 13 de Novembro de 2013.

Local: Anfiteatro B do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

SUBMISSÃO DE TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL E POSTERS
De 17 a 31 Outubro de 2013

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DE ACEITE DOS TRABALHOS
06 de Novembro de 2013



SESSÕES TEMÁTICAS:

1. Saúde e mortalidade nos espaços do Nordeste
2. Indicadores demográficos da região Nordeste: múltiplos olhares
3. Pobreza, renda e vulnerabilidades no Nordeste
4. Tendências demográficas da região Nordeste
5. Envelhecimento populacional e suas múltiplas facetas

O Seminário é um evento promovido pela UFRN através do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM), Grupo de Estudos Demográficos (GED) e Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA), em conjunto com a Comissão de Estudos Demográficos sobre o Nordeste – CEDENE, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), o qual, pela natureza de sua temática, estabelecerá um espaço específico em sua programação para a divulgação de trabalhos científicos realizados no âmbito das universidades e instituições de pesquisa do Nordeste, bem como de outras regiões do país desde que afinados com a temática do Seminário. De modo particular, será palco para divulgação da produção dos discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN, que completa o seu terceiro ano de existência, bem como disseminar a produção de pesquisadores e bolsistas do GED, Base de Pesquisa criada desde o ano de 1993 na UFRN, comemorando, portanto, 20 anos de atuação.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Maria Célia de Carvalho Formiga - (DEST/UFRN – Docente do PPGDEM- Coordenadora do GED - Coordenadora do Evento), cformiga@ccet.ufrn.br
Prof Dr. Kleber Fernandes de Oliveira - (Professor do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – UFS – Coordenador-Adjunto), kleber.ufs@hotmail.com
Profa. Dra. Lára de Melo Barbosa - (DEST/UFRN – Coordenadora do PPGDEM – Vice-Coordenadora local do Evento), lara@ccet.ufrn.br
Prof. Dr. Paulo César Formiga Ramos - (DEST/UFRN – Docente do PPGDEM – Chefe do DDCA), formiga@ccet.ufrn.br
Profa. Dra. Nilma Dias Leão Costa - (Depto. De Saúde Coletiva/UFRN – Pesquisadora do GED e da Base de Pesquisa Grupo de Estudos em Saúde Coletiva)
Prof. Dr. Neir Antunes Paes - (Depto. Estatística - UFPB)


14 outubro, 2013

Bolsa de Pós-doutorado no Nepo-Unicamp: Estudo GENIH – Gênero e infecção pelo HIV

Encontram-se abertas inscrições de candidat@s a uma Bolsa de Pós-Doutorado Junior oferecida pelo CNPq para o “Estudo GENIH - Gênero e infecção pelo HIV: práticas e decisões relativas à saúde sexual e reprodutiva”, que está sendo conduzido pelo NEPO/UNICAMP em parceria com FIOCRUZ, USP, UNIFESP, IS-SP, SES-SP, SMS-SP e UNFPA.

Período de inscrição: 12 de outubro a 18 de outubro de 2013 


.

11 outubro, 2013

Dois anos do Blog "Demografia do Nordeste"!

O blog da Demografia do Nordeste acaba de completar dois anos de atividades. Foram mais de 24,5 mil visitas ao blog e, apesar de ser um tema pouco conhecido pelo grande público, consideramos que seja expressivo circular informações sobre demografia e estudos populacionais com essa abrangência.

Agradecemos todos os colaboradores e amigos que ajudam a divulgar as notícias e temas relacionados à demografia brasileira e nordestina. Esperamos continuar ampliando a rede de colaboradores e de interessados no tema. Obrigado!

Resumo das atividades do blog:

Acessos: 24.638      Média mensal de acessos: 1.026       Total de postagens: 396

Mais acessados:
Complexidade e a diversidade das relações familiares do Brasil contemporâneo 26/08/2012 [228]
Processo Seletivo - Mestrado em Demografia UFRN 2013 17/09/2012 [155]
Resultado da prova escrita - Processo Seletivo PPGDEM 2013 10/12/2012 [112]
Palestra: A dimensão territorial e política dos riscos urbanos na América Latina 21/05/2012 [111]
Série especial da National Geographic sobre os 7 bilhões 15/10/2011 [111]

PPGDEM/UFRN | Seminário (14/10)





"Household Chores and Interracial Marriage in Brazil: Interactions Between Gender, Race, and Type of Union(*)"

Profa Dra Maria Carolina Tomás
Doutora em Sociologia e Demografia pela University of California at Berkeley (2012), Pós-Doutoranda no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG)

Dia 14/10/2013 (2ª Feira) às 14 horas, no auditório do CCET/UFRN, Natal (RN).

(*) A palestra será realizada em português.


09 outubro, 2013

CHAMADA DE ARTIGOS | Volume especial "População, espaço e ambiente" - Revista Espinhaço

Como parte das atividades do GT População, Espaço e Ambiente, a Revista Espinhaço contará com textos selecionados do II Encontro Nacional sobre População, Espaço e Ambiente. Também serão recebidas submissões de outros autores interessados no assunto (artigos e resenhas de livro). As submissões deverão ser feitas até o dia 15 de novembro (2013) de acordo com as normas da Revista Espinhaço através do email: revista.espinhaco@gmail.com .

Temas:

· Dinâmica Populacional, Mudanças Climáticas Globais e Ambiente
· Análise Espacial e Métodos de Representação Geocomputacionais em Estudos de População, Espaço e Ambiente: Onde Estamos e Para Onde Vamos?
· Para além das Metrópoles: População, Espaço e Ambiente em Pequenas e Médias Cidades
· Urbanização, População e Consumo: um eixo agregador para os estudos sobre População, Espaço e Ambiente?

Link da Revista Espinhaço


08 outubro, 2013

PPGDEM/UFRN | Bolsa de pós-doutorado em Demografia e/ou Estudos populacionais

O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com Processo Seletivo aberto para a seleção de uma (01) bolsa de pesquisa para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (CAPES).

As inscrições devem ser feitas via Correios até o dia 30 de outubro de 2013, segundo as instruções contidas no Edital.

Perfil: Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, na área de Demografia ou em áreas correlatas; As atividades devem ser desenvolvidas em Natal (RN), junto ao Programa de Pós-Graduação em Demografia (UFRN).




.

04 outubro, 2013

Tese de doutorado de professor do DDCA/UFRN recebe prêmio da CAPES em 2013

O professor Marcos Roberto Gonzaga, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve sua tese de doutorado premiada como a melhor tese da área de Planejamento Urbano e Regional / Demografia no Prêmio Capes de Teses 2013. A tese defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Demografia do Cedeplar/UFMG e orientada pelo prof Roberto do Nascimento Rodrigues (co-orientada pelo prof Bernardo Lanza Queiroz), foi selecionada entre as pesquisas de doutorado defendidas no país em 2012. A cerimônia de premiação ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 13 de dezembro.

Título: "Uma proposta metodológica para estimar o padrão etário das transições de incapacidade e tendências na expectativa de vida ativa dos idosos: um estudo para o Brasil entre 1998 e 2008"
Data da defesa: 10-07-2012
Resumo: A expectativa de vida saudável é um indicador amplamente utilizado nos estudos de saúde e para a análise empírica da hipótese de compressão da morbidade. As estimativas adequadas para análise de tendências deste indicador requerem utilização de tábuas de vida multiestado com base no conhecimento do padrão etário das transições entre estados de saúde e morte no período de estudo. Essa demanda é apontada como um dos principais obstáculos para análise de tendências da expectativa de vida saudável em função da escassez de dados longitudinais sobre condições de saúde da população.Este trabalho propõe uma nova abordagem metodológica para estimativa de tendências da expectativa de ativa, na ausência de dados longitudinais. O método proposto estima a estrutura etária para as taxas de transição implícitas nas pesquisas transversais, com base em um padrão etário para as taxas de transição entre estados de saúde e morte, provenientes de pesquisas longitudinais de outras populações, e em proporções de indivíduos saudáveis e não-saudáveis por idade, provenientes de pesquisas transversais. A implementação da nova proposta é feita para o Brasil nos anos de 1998, 2003 e 2008, utilizando-se os dados das Pesquisas Nacionais por Amostras Domiciliares. As taxas implícitas de transição de incapacidade por idade, estimadas pelo novo método, são coerentes com os resultados apresentados na literatura. A estimação dos parâmetros para a especificação mais simples do modelo parece produzir bons resultados. As estimativas para as expectativas de vida ativa e com incapacidade, nos anos de 1998, 2003 e 2008, não são significativamente diferentes das estimativas produzidas por outros métodos. O segundo exercício, utilizando outras covariáveis de interesse, apresentou resultados menos satisfatórios devido, principalmente, à falta de consistência na estimação de alguns parâmetros. Todavia, os resultados são promissores e apontam para a busca de soluções mais consistentes de modelos mais complexos.

[Acesse o arquivo em PDF]

.




03 outubro, 2013

Cyberseminar on Family demography

International Cyberseminar on Family demography: Advancing knowledge about intergenerational relationships and exchanges in low and middle-income countries

Organized by: The IUSSP Panel on Family Demography in Developing Countries, in collaboration with the University of Southampton.

Deadline for abstract submission: 31 October 2013.

[Mais informações]

.

02 outubro, 2013

DEMOGRAFIA UFRN 2014 | Processo Seletivo 2014 - Programa de Pós-graduação em Demografia (UFRN)


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM) da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública, pelo presente Edital, a abertura do Processo Seletivo para o ingresso de alunos regulares para o curso de Mestrado, ficando a Seleção regida pelas normas constantes deste Edital, pelas disposições específicas contidas na resolução Nº072/2004 CONSEPE, de 09 de novembro de 2004 e pelo Regimento Interno do PPGDEM. Serão oferecidas até 15 (quinze) vagas para o primeiro período letivo de 2014 do Curso de Mestrado em Demografia.

Inscrições: de 02/10/2013 até 31/10/2013

Mais informações na página do PPGDEM (Clique aqui)

[Acesse o Edital completo]