20 outubro, 2013

Nota de falecimento: A demografia de Neide Lopes Patarra

É com pesar que registramos no blog o falecimento da professora e pesquisadora Neide Lopes Patarra. Neide foi co-fundadora da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e fez parte do primeiro grupo de formação em demografia no Brasil (no Cedip), no final da década de 1960. Foi presidente da ABEP nos biênios 1989-1990 e 1991-1992 e Vice-Presidente nos anos de 1983-1984 e 1985-1986.

Além de toda sua importância para a formação de pessoas na área de demografia no Brasil, Neide foi uma referência também pela pessoa comprometida, engajada, rigorosa e justa. Como poucos nos dias de hoje, sua vida era parte do seu trabalho e dificilmente se terminava uma conversa informal sem que as convicções, posicionamentos e discussões acadêmicas viessem à tona. Fato que tornava qualquer conversa no corredor em uma grande aula. Nunca fui seu aluno formalmente, mas tive a chance de ter diversas aulas em ocasiões das mais diversas.

Sentiremos a sua ausência. Mas a sua lembrança estará imortalizada em todos os seus alunos.

Enviamos nossos sinceros sentimentos aos familiares.

Publicações recentes:
Movimentos migratórios no Brasil: tempos e espaços (Neide L. Patarra)
Revista Brasileira de Estudos de População: do nascimento à pós-maioridade (Neide Lopes Patarra; Elisabete Dória Bilac).

Um comentário:

  1. Não conheci a professora Neide Patarra, mas conheci a pessoa Neide Lopes Patarra. Pessoa simples, bondosa, alegre... Um grande abraço a família e amigos.

    ResponderExcluir