07 maio, 2015

Lançamento de Livro | “NATAL: transformações na ordem urbana”

Clique para download do livro
Após ser sancionado o Estatuto da Metrópole em janeiro de 2015, o Brasil vive um contexto positivo para a implementação de instrumentos de gestão metropolitana no país. É nesse sentido que o INCT Observatório das Metrópoles promove o lançamento do e-book “Natal: transformações na ordem urbana” com o objetivo de subsidiar a elaboração de políticas públicas para as regiões metropolitanas brasileiras. O estudo joga luz sobre as principais mudanças e permanências relativas à metrópole do Rio Grande do Norte: da consolidação do segundo arco metropolitano à manutenção de um território marcado pela desigualdade social no acesso aos serviços urbanos.

O e-book “Natal: transformações na ordem urbana” aborda as mudanças e permanências da Região Metropolitana de Natal (RMN), no período compreendido entre 1980 e 2010 (com ênfase no intervalo de 2000 a 2010), destacando: i) O processo de Metropolização; ii) A dimensão socioespacial da exclusão/integração na metrópole; e iii) Governança urbana, Cidadania e Gestão da Metrópole. Temas como dinâmica demográfica, estrutura produtiva e mercado de trabalho, estrutura social e organização social do território, deslocamentos pendulares, políticas de moradia e a governança metropolitana são destaques.

De acordo com a professora Maria do Livramento Miranda Clementino (UFRN), uma das editoras do e-book, o estudo analisa, especialmente, a dinâmica recente do desenvolvimento urbano de Natal, e a continuidade do seu processo de metropolização.

“Estudos anteriores do Núcleo Regional do Observatório das Metrópoles apontavam que Natal era uma metrópole ainda em formação. Para a produção desta nova pesquisa colocamos de novo essa questão, ou seja, Natal passou a se constituir numa verdadeira metrópole? Tentamos apreender o que aconteceu em Natal em sua fase mais recente. Melhor dizendo, como explicar o que houve em Natal nos últimos dez anos, no período de 2000 a 2010? Houve mais mudanças ou permanências? E de que maneira as mudanças e/ou permanências se manifestam na organização social desse território”, explica Maria do Livramento.

Fonte: Observatório das Metrópoles (INCT), 07/05/2015



Colaboraram no livro, docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN), entre outros, nos capítulos a seguir:

Capítulo 2 "Dinâmica demográfica da Região Metropolitana de Natal" -Flávio Henrique M. de Araujo Freire, Marcos Roberto Gonzaga, Ricardo Ojima.

Capítulo 6 "Arranjos domiciliares, transição demográfica e consumo do espaço na Região Metropolitana de Natal: evidências da segunda transição urbana e os desafios para o planejamento" - Ricardo Ojima, José Vilton Costa, Victor Hugo Diógenes, Felipe Ferreira Monteiro, Lucieide Carneiro da Silva.

Capítulo 7 "Deslocamentos pendulares na RM de Natal: evidências empíricas da regionalização do urbano metropolitano" - Ricardo Ojima


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário