Fonte: IBGE - Sala de Imprensa, 21/12/2011
.
Espaço de debate e discussão sobre as relações entre a pouco conhecida "ciência das populações" e a vida nossa de cada dia.
1.o Seminário Território, Mobilidade Populacional e Ambiente
Atendendo a um pedido da Diretoria da ABEP, estamos projetando uma publicação que reuna uma série de textos curtos e acessíveis para um grande público. Os textos deverão apresentar uma visão analítica das grandes questões brasileiras pela ótica da relação população-ambiente-desenvolvimento. Buscamos ajuda da comunidade abepiana para completar essa tarefa num prazo muito exíguo.
A publicação Evolução da Divisão Territorial do Brasil 1872-2010, da Diretoria de Geociências do IBGE, disponibiliza mapas políticos que cobrem o período que vai de 1872, ano do primeiro recenseamento cobrindo todo o país, até 2010, quando se realizou o censo mais recente. O estudo apresenta textos analíticos contextualizando o processo histórico de divisão do território estadual e municipal, desde o Brasil colonial até a atualidade, além de mapas e dados sobre a população total (de 1872 a 2010), escrava (1872) e por situação do domicílio (urbana e rural, de 1940 a 2010).
Já está disponível na página da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), a chamada de trabalhos para o XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais que ocorrerá de 20 a 24 de novembro de 2012, na cidade de Águas de Lindóia (SP), no Hotel Majestic.
II Workshop Interdisciplinar de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade
"As tensões do lugar: hidrelétricas, sujeitos e licenciamento ambiental"
Deixem na agenda estas datas e programem seus orçamentos para esse que é um dos espaços de estudos de população mais importantes do mundo. Aos estudantes que terão resultados de dissertações e teses no final de 2012, não deixem de se programar, a IUSSP costuma viabilizar financiamento para os estudantes e profissionais de países em desenvolvimento, sobretudo os estudantes. Para saber mais, entrem em contato pelo blog.

